sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Montpellier/FR


Estive participando do "Festival Amadis du Film" durante o fim de semana passado na cidade de Montpellier. Não pude postar até então porque estava pelas estradas francesas, mas aqui vão as minhas impressões:

Como um festival lusófono, havia uma grande e boa quantia de curtas brasileiros. Destaque para alguns que eu ainda não conhecia mas que gostei muito, como "Dona Custódia" de Adriana de Andrade, diretora de Brasília (que também esteve presente no festival) e "Landau 66" de Fernando Sanches.


Os curtas franceses, na minha humilde opinião, deixaram um pouco a desejar, mas não vou me estender neste quesito para não ofender os anfitriões! ha! Os portugueses apresentaram propostas um tanto mais interessantes, mas a pena mesmo é que a maior safra de curtas bons brasileiros estiveram em mostras paralelas, sendo que um dos poucos concorrentes brasileiros na categoria internacional foi o premiado: "Palindromos" de Philippe Barcinski (realizado há 10 anos atrás e muito premiado na época).

O festival também teve um bate-papo com a diretora do festival de Sergipe "Curta-se" Rosangela Rocha, que passou para os franceses um panorama geral do funcionamento das leis de incentivo do cinema brasileiro e discutiu temas como a escasez de comunicação entre festivais e as impossibilidades de visibilidade de curtas-metragem.


Sobre a cidade, é de fato linda, tem uma arquitetura incrível, intervenções urbanas bem legais, é super cosmopolita e ao contrário do que imaginava: super jovem, com uma cena musical interessante e lugares legais para curtir pelo dia e pela noite.
 
Quero deixar agradecimentos a equipe do festival, em especial a produtora brasileira Flávia Vargas, que nos convidou a participar e proporcionou minha visita a cidade, e a Adriana de Andrade, pura simpatia brasileira. 

Festival Amadis du Film: http://www.festafilm.com/
Festival Curta-se: http://curtase.org.br/
Brasilidade (blog da jornalista Silvana Conte, que divulga arte brasileira na França): http://brasilidade.canalblog.com

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Rodrigo!
A sua presença no festival foi super importante pra nós!!! Afinal uma de nossas propostas é justamente de proporcionar o encontro entre os cineastas lusófonos e francófonos através do cinema.
Foi um enorme prazer contar com a exibição do seu filme "Outros modos de sentir" no domingo, poís com ele pudemos proporcionar bons momentos para o público, além de termos a oportunidade de mostrar a qualidade e a originalidade do cinema brasileiro!
Valeu Rodrigo!
Abraços
Flavia